9 dicas para escolher a cadeira de escritório ideal

9 dicas para escolher a cadeira de escritório ideal

Empresas que trabalham com telemarketing/teleatendimento conhecem e sabem da importância de seguir a legislação de ergonomia, estabelecida pela NR17 (Norma Regulamentadora 17, da ABNT), com o intuito de evitar alta rotatividade de funcionários, assim como problemas desnecessários com a justiça do trabalho. A NR17 estabelece os parâmetros a serem seguidos pelas empresas, ao executarem os projetos dos ambientes de trabalho voltados para call center. Esses ambientes devem proporcionar o máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente para os seus usuários. As especificações da cadeira de escritório ideal estão incluídas nessa norma!

A NR17 é extremamente técnica e se trata de uma norma relativamente extensa. Assim, muitos gestores passam pelo desafio de compreender na prática as exigências legais de ergonomia para call center. Acompanhe o texto a seguir, e tenha maior segurança para escolher o melhor modelo de cadeira para o seu escritório. Vamos lá!

O que é Ergonomia?

A Ergonomia é uma ciência multidisciplinar que estuda parâmetros antropométricos, biomecânicos e psicossociais com o intuito de adaptar as atividades laborais (ambientes, máquinas, objetos, processos, procedimentos) às necessidades humanas (físicas, mentais, psicológicas), evitando o contrário.

São chamados de riscos ergonômicos os fatores que prejudicam o equilíbrio e bem estar do trabalhador, como por exemplo: passar horas sentado em uma cadeira sem que os pés estejam apoiados no chão (altura do assento inadequada); utilizar uma cadeira sem rodízios, prejudicando movimentações básicas do dia a dia; não ter apoio para a lombar (encosto da cadeira). Esses riscos são identificados pelo profissional de ergonomia, o qual estabelece soluções adequadas a cada uma dessas situações, juntamente com profissionais de outras áreas. É a partir de estudos rigorosos, sobre as atividades laborais cotidianas, que a legislação de ergonomia é estabelecida.

Um espaço de trabalho saudável precisa apresentar móveis que atendam às necessidades individuais (altura, peso, por exemplo) de cada funcionário, assim como estabelecer um layout produtivo para o escritório.

Dicas para escolher a cadeira de escritório ideal

A partir de agora, escolher a cadeira de escritório, ideal para as atividades da sua empresa, será algo extremamente fácil e natural! Acompanhe as dicas da Bettiol Móveis.

  1. Altura do assento e bordas frontais

Levando em consideração que os trabalhadores apresentam estaturas diferenciadas, a NR17 exige que o assento das cadeiras seja ajustável em altura. A superfície do assento, em relação ao piso, deve ser ajustável entre os valores de 37cm (valor mínimo de ajuste da altura do assento) e 50cm (valor máximo de ajuste da altura do assento). As bordas frontais devem ser arredondadas para não machucar as pernas.

  1. Largura e profundidade do assento

É necessária uma profundidade útil mínima de 38cm e máxima de 46cm (levando em consideração a estatura do usuário, para melhor acomodar a parte superior das pernas). A largura mínima deve ser de 40cm (considerando o peso do usuário).

  1. Material do assento

A superfície do assento deve ser lisa, estofada e revestida com material que permita a transpiração corporal do usuário.

  1. Suporte para a lombar

Encosto ajustável em altura, com forma levemente adaptada ao corpo para proteger a lombar.

  1. Apoio traseiro (back system) e o sistema SRE

O encosto também deve ser ajustável horizontalmente (back system), no sentido antero-posterior, reforçando a proteção da lombar. O sistema reclinador de encosto (SRE) permite o alívio de tensões musculares sobre a coluna, uma vez que possibilita o alongamento das costas apoiadas no encosto. Esses dois sistemas são essenciais para uma coluna e lombar saudáveis!

  1. Apoio para os braços

A cadeira deve apresentar apoio ajustável para os braços. Esse ajuste deve variar entre 20cm e 25cm a partir da superfície do assento. Assim, o usuário evita lesionar os músculos do braço e o punho, devido a esforços repetitivos e sem descanso. É importante frisar que o apoio para os braços não deve interferir no movimento de aproximação da cadeira em relação à mesa.

  1. Cadeira com rodízios

A cadeira deve apresentar apoio em cinco pés, com rodízios. A resistência dos rodízios deve ser suficiente para evitar deslocamentos involuntários da cadeira.

  1. Estabilidade

Mesmo com os rodízios, a cadeira deve ser estável. Apesar de não ser um uso recomendado, muitos usuários têm o hábito de ficar balançando na cadeira ou inclinando o corpo para trás. É importante que o fabricante presuma esses esforços ao determinar a estabilidade da cadeira.

  1. Selos e Certificados

Cadeiras que seguem as normas da ABNT, como a NT17, devem ser certificadas! Fique atendo e exija o selo da sua cadeira ergonômica.

 

Bettiol Móveis: Especialista em cadeiras de escritório ergonômicas!

Há mais de 20 anos, a Bettiol Móveis preza pela alta qualidade de suas cadeiras ergonômicas, sendo uma representante Cavaletti (marca renomada nacional e internacionalmente). A Bettiol investe em profissionais qualificados, tecnologia e sustentabilidade para garantir beleza, conforto e conformidade com as normas de ergonomia vigentes, para todos os seus produtos.

Visite o nosso site, nossas redes sociais e entre em contato com nossos consultores. Caso esteja em Santa Catarina/Brasil, venha conhecer o nosso showroom! Conte-nos sobre suas necessidades e adquira as melhores cadeiras ergonômicas para a sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu