Mesas para Call Center eficientes e de acordo com NR17

Mesas para Call Center eficientes e de acordo com NR17

Empreender é um grande desafio, inclusive quando se trata da aplicação das normas ergonômicas vigentes. Muitas empresas ficam inseguras ao aplicar as especificações da NR17 (Norma Regulamentadora 17), por exemplo, quando vão adquirir ou trocar as mesas de um Call Center. Realmente essa é uma situação crítica, que exige atenção, conhecimento técnico e qualificação na área de segurança do trabalho.

Os postos de atendimento de telemarketing representam um quesito especial quando se trata de ergonomia. A NR17 estabelece uma série de exigências legais que devem ser seguidas pelas empresas desse segmento. Acompanhe o texto a seguir, e saiba identificar uma mesa ergonômica para o seu Call Center!

A importância da Ergonomia

A Ergonomia (Ergo: trabalho; Nomics: normas) é uma ciência multidisciplinar, que une ciências humanas, exatas e biológicas, e estuda a adaptação do trabalho ao homem, ou seja, busca o ajuste confortável e produtivo entre as necessidades físicas, psicológicas e emocionais do homem para a execução saudável de seu trabalho.

Toda empresa de Call Center deve investir em ergonomia com o intuito de diminuir os acidentes de trabalhoreduzir a rotatividade de funcionários, assim como aumentar sua autoridade perante o seu nicho de mercado e também a produtividade dos seus funcionários.

Conheça a NR17

A Norma Regulamentadora 17 (NR17) foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho em 1990, com o intuito de evitar acidentes de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentar a produtividade das empresas. Essa norma apresenta, em seu Anexo II, normas específicas para Call Centers e demais empresas que realizem atividades correlatas.

O não cumprimento dessas normas incide em multas trabalhistas e causa uma variedade de problemas junto à Justiça do Trabalho.  Por isso, optar por um espaço corporativo que seja ergonômico é essencial para o crescimento dos seus negócios!

Mesas ergonômicas para Call Center

De acordo com a NR17, para o desenvolvimento de trabalho manual, que inclui digitação, sentado ou em pé, o mobiliário oferecido pela empresa deve permitir variações de postura, ajustes de fácil acionamento e espaço suficiente para conforto do trabalhador, além de atender aos seguintes parâmetros:

  • Altura regulável da bancada: a bancada deve apresentar uma regulagem de altura de no mínimo 13cm (medido da sua face inferior), como o objetivo de que todos os operadores consigam apoiar a planta dos pés no chão. Caso mesmo com essa regulagem de altura (da mesa e da cadeira), o operador não consiga apoiar a planta dos pés no chão, a empresa deve fornecer um sistema de apoio (inclinável e antiderrapante) para apoio dos pés;
  • Monitor de Vídeo e Teclado: devem estar apoiados em superfícies distintas, com sistemas de ajustes independentes. Caso estejam sobre uma mesma superfície, o monitor deve apresentar ajuste vertical, individual, de no mínimo 26cm em relação ao plano vertical;
  • Mesas com material de consulta: profundidade mínima de 90cm e largura de 100cm. O trabalhador precisa ter um alcance manual máximo de 65cm de raio em cada lado (centrado no ombro do operador em posição de trabalho);
  • Mesas sem material de consulta: profundidade mínima de 75cm e largura de 90cm. O trabalhador precisa ter um alcance manual máximo de 65cm de raio em cada lado (centrado no ombro do operador em posição de trabalho);
  • Espaço livre para as pernas e pés: o espaço sob a mesa de trabalho deve apresentar espaço livre mínimo de 45cm na altura dos joelhos e de 70cm ao nível dos pés.
  • Mouse e Teclado: devem ser dispostos em uma mesma superfície, com espaço livre para manuseio confortável para ambos;
  • Bordas da Mesa: devem ser arredondadas.

As mesas ergonômicas Bettiol Móveis seguem todos esses padrões e ainda oferecem os seguintes diferenciais:

  • Dobradiças com amortecimento: as portas apresentam um sistema de abertura de 105°, com amortecimento (mesmo que o usuário tente bater a porta, esta fecha suavemente, aumentando o tempo de vida do móvel!) e regulagem tridimensional;
  • Trilhos telescópicos em aço zincado: permitem a extração total da gaveta, com um deslizar suave, sem barulho e com maior segurança para o usuário. Sistema de rolagem de alto padrão;
  • Móveis em MDF: madeira de reflorestamento certificada e com tratamento antibacteriano. Material ambientalmente correto e que facilita a manutenção da limpeza;
  • Montagem especializada: realizada por equipe capacitada e altamente treinada;
  • Transporte diferenciado: móveis embalados e transportados com excelência;
  • Atendem às normas estabelecidas pela ABNT (NR17 e outras).

Segurança, ergonomia, praticidade, beleza e preço justo são os pilares de criação e desenvolvimento de todas as linhas Bettiol Móveis.

Os móveis,  mesas e balcões de recepção, podem ser projetados exclusivamente para a sua empresa, ou adquiridos em pronta entrega. Oferecemos as melhores mesas ergonômicas para o seu empreendimento!

A Bettiol Móveis: Especialista em móveis que visam a segurança do trabalho nas empresas!

Há mais de 20 anos, a Bettiol Móveis preza pela alta qualidade dos móveis organizacionais que produz. Investe na melhor equipe de design e engenheiros para garantir beleza e conformidade com as normas ergonômicas vigentes.

Conheça a linha completa de móveis Bettiol. Conte conosco para garantir a segurança do trabalho na sua empresa. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu